Minha participação no FliSol 2011

Bom galera, sábado de sol no Rio de Janeiro, depois de aproveitar o cenário paradisíaco da cidade maravilhosa, fui encontrar uns amigos e trocar ideias. Sim, foi dia de evento. O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre – FliSol.

Como só apareci na parte da tarde, fiz uma pequena, mas informativa trilha.

Comecei com um pequeno workshop com a Anna Cruz e o Ronald Kaiser sobre MongoDB. Fiquei feliz de conhecer algumas particularidades do mongo, principalmente sua API REST que podemos subir com um simples –rest na inicialização do servidor.

Como desenvolvedor de software nato, parti para a palestra do André Fonseca e Guilhermes Sousa sobre código legado. Eles deram dicas valiosas de coisas que sabemos, mas não damos atenção na hora de trabalhar com código legado. A dica mais importante foi a relação da refatoração pretendida e o ROI que ela pode trazer.

Finalizei meu ciclo de palestras sendo motivado mais uma vez pelo Henrique Bastos chamando a atenção do pessoal sobre as comunidades, e que mais importante que ter uma rede de contatos é ter uma rede de confiança.

Mas não parou por ai, orquestrados pelo Ramon, conversamos sobre o próximo DevinRio. Datas, estratégias de marketing, tema de palestras e possíveis workshops foram discutidos. Gravamos também a primeira chamada para o evento.

Na hora de ir embora ainda sobrou tempo para esticar conversa com o Vinicius, Annanda e o Líbine sobre empreendedorismo e outras ideias aleatórias.

Para finalizar, quero deixar registrado que o Flisol Rj não iria acontecer e por teimosia perseverança principalmente do Oscar Marques o evento foi um sucesso.

O impossível, em geral, é o que não se tentou. (Jim Goodwin)

[EDITADO]
E outros relatos do evento surgiram pela internet.

Sabe de algum relato que não está aqui? Deixe um comentário.

4 comentários sobre “Minha participação no FliSol 2011

  1. Muito bom o post. Parabéns, depois que terminei a edição vi que tinha esquecido de colocar o teu nome. Vou acertar isso. Quero ver se fazemos uma nova edição, essa vou deixar para o pessoal que entende mais do que eu.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s