Mapa das Comunidades de tecnologia do Rio de Janeiro

Durante a organização do PHPRio Talks, foi sugerida a participação de palestrantes de outras linguagens, diversificando assim nossos pontos de vista. Achei a ideia inusitada pois seria apenas uma ou duas palestras por mês. E questionei que existem diversos eventos que fomentam a coexistência de tecnologias como o DojoRio e o OpenSpaceRio. Nesses grupos não importa qual linguagem ou tecnologia, mas sim a troca de experiências. A minha surpresa foi o desconhecimento das outras comunidades cariocas. Então segue a lista das que eu conheço:

  • DojoRio – Acredito que é o grande hub das comunidades, fazemos dojo em qualquer linguagem que tenha o mínimo de estrutura de testes, e se não tiver  podemos contribuir criando. Se você trabalha/estuda desenvolvimento de software procure o dojo mais próximo e participe.
  • Openspacerio – Evento que nasceu da necessidade do Berrondo de conversar sobre NoSQL. Estamos hoje indo para a 5ª edição, embora ele nunca tenha se pronunciado sobre o assunto! Se você não sabe o que é OpenSpace assista ao vídeo que deu origem http://bit.ly/idRf4H e aparece no próximo.
  • PHPRio – Comunidade técnica que organiza e apóia eventos como o PHP’n Rio e o FSLDC, também conta com encontros sociais. Essa foi a primeira comunidade que fiz parte.
  • RubyonRio – Surgiu de um encontro na minha casa de quatro amigos que gostam de falar sobre ruby, mais não tinham com quem trocar ideia. No melhor efeito Small Acts a comunidade cresceu e hoje tocamos encontros, projetos e as vezes um RubyonRango.
  • Arduinrio – Esse grupo começou a se organizar dentro do opensapace criando um pequeno robo.
  • AndroidinRio – Com tantos aparelhos android nas mãos de programadores não é de se esperar que a galera saia fuçando. Além do criação normal de apps, esse grupo almeja que qualquer um possa modificar o SO do seu aparelho, como fazemos no linux.
  • Pythonrio – Uma galera muito participativa, mantém um almoço semanal no centro da cidade. Com espírito revolucionário fizeram coisas como o forkin e o trote com os calouros da UFF.
  • Perls Mongers – Representantes da linguagem Perl do Estado. Muitos sysadmins fazer parte dessa turma.
  • Riojug – Foi um dos primeiros grupos a manter encontros técnicos mensais, com muito código java.
  • #HoraExtraE depois de tanto trabalho(!) nós fazemos hora extra, toda segunda. Trocando ideias sobre qualquer assunto, e de quebra molhando a garganta com a sua bebida preferida, pode ser até coca-cola😛
  • rio.js – Se o assunto é Javascript, esse é o lugar. Tanto client e server side o js é rei entre os membros desse grupo. Mantem encontros bi-mensais e um evento anual de altíssimo nível.

Quer saber mais sobre comunidades e porque elas são tão importantes? Recomendo este post http://bit.ly/dKmJWo.

Faz parte de alguma comunidade que não foi listada? Deixe um comentário.

Um comentário sobre “Mapa das Comunidades de tecnologia do Rio de Janeiro

  1. Pingback: Networking é tudo! | Thiago Belem / Blog

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s