Como remover vírus do Facebook

Sim eles existem. Os “vírus” de Facebook. Quem nunca viu comentários de um amigo no face que nitidamente pareciam ser Spam?

face_virus

No início da semana percebi que meu Gmail não carregava, eu só tinha opção html (sem ajax). Achei estranho, mas nada de mais, talvez uma manutenção da Google. O alerta veio quando mensagens começaram a aparecer na minha conta do Facebook. Coisas como livros de dietas e outras tranqueiras. E o pior, marcando meus amigos.

Nitidamente meu computador estava comprometido. Então comecei a buscar, e percebi que era em qualquer máquina que eu acessava. Logo estava ligado em alguma conta minha.

Depois de testar o Firefox e constatar que ele estava livre, só me restou o Chrome:/

O primeiro suspeito já começou fugindo

O Chrome conta com um sistema interessante de extensões, comecei por lá e logo percebi algo errado. Ao acessar Ferramentas > Extensões me deparei com uma tela alterada.

extensions

Ok estamos tratando de uma extensão maliciosa. Depois de alguns testes lembrei que o navegador tem um gerenciador de tarefas, onde eu poderia encerrar a execução de qualquer processo.

Ferramentas > Gerenciador de Tarefas

tarefas

Chrome Storage Pack … esse é o cara.

Assim que encerrei esse processo tudo voltou ao normal. Faltava apenas excluí-lo em definitivo.

Voltando a lista de extensões estava tudo normal

extensions2

Cliquei na lixeira e o Chrome Storage Pack a.k.a “vírus” foi removido do meu navegador.

Vou ficar atento a qualquer comportamento anormal essas semanas.

Um comentário sobre “Como remover vírus do Facebook

Deixe uma resposta

